quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ARTE DA XILOGRAVURA FEITA PELO MOSSOROENSE JOÃO DA ESCÓSSIA

O MOSSOROENSE JOÃO DA ESCÓSSIA, FILHO DE JEREMIAS NOGUEIRA, ESTE FOI O FUNDADOR DO JORNAL O MOSSOROENSE, A 17 DE OUTUBRO DE 1872, ATUALMENTE TRATA-SE DO 4º JORNAL MAIS ANTIGO EM CIRCULAÇÃO DO BRASIL. ELE FOI O PRIMEIRO XILÓGRAFO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. ESSA IMAGEM ACIMA TRATA-SE DA CAPA DE O MOSSOROENSE, EDIÇÃO N° 18, DE 28 DE FEVEREIRO DE 1903, DE AUTORIA DE JOÃO DA ESCÓSSIA.
FONTE: EDIÇÃO ESPECIAL DE O MOSSOROENSE. EDIÇÃO DO DIA 17 DE OUTUBRO DE 2008(SEXTA-FEIRA), POR OCASIÃO DO TRANSCURSO DOS 136 ANOS DO JORNAL (1872 - 2008)

Um comentário:

  1. Olá também me interesso pela xilografia e sou xilógrafo.Se quiser trocar experiências visite o blog: www.casadocordel.blogspot.com

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Marilia Jullyetth Bezerra das Chagas, natural de Apodi-RN, nascida a XXIX - XI - MXM, filha de José Maria das Chagas e de Maria Eliete Bezerra das Chagas, com dois irmãos: JOTAEMESHON WHAKYSHON e JOTA JÚNIOR. ja residi nas seguintes cidades: FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO e atual na cidade de Apodi. Minha primeira escola foi a Creche Municipal de Rodolfo Fernandes, em 1985, posteriormente estudei em Governador Dix-sept Rosado, na no CAIC de Apodi, Escola Estadual Ferreira Pinto em Apodi, na Escola Municipal Lourdes Mota. Conclui o ensino Médio na Escola Estadual Professor Antonio Dantas, em Apodi. No dia 4 de abril comecei o Ensino Superior, no Campus da Universidade Fderal do Rio Grande do Norte, no Campus Central, no curso de Ciências Econômicas. Gosto de estudar e de escrever. Amo a minha querida terra Apodi, porém, existem muitas coisas erradas em nossa cidade, e parece-me que quase ninguém toma a iniciativa de coibir tais erros. Quem perde é a população.

JOÃO DA ESCÓSSIA

JOÃO DA ESCÓSSIA
PRIMEIRO XILÓGRAFO POTIGUAR

XEROGRAFIA

XEROGRAFIA
XEROGRAFIA É O PROCESSO DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS E/OU TEXTO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DA MÁQUINA DE FOTOCOPIADORA. ESTE PROCESSO PERMITE RECORTAR, COLAR, MODIFICAR E INTERFERIR NAS VÁRIAS FORMAS QUE SE VAI OBTENDO. O PROCESSO É MAIS CONHECIDO POR SER USADO POR PRODUTOS DA XEROX (QUE NO BRASIL É USADA COMO VERBO.

ARTE DE XILOGRAVURA FEITA POR JOÃODA ESCÓSSIA

ARTE DE XILOGRAVURA FEITA POR JOÃODA ESCÓSSIA
CAPA DO JORNAL O MOSSOROENSE, Nº 18, DE 28/2/1903

XILOGRAVURAS

XILOGRAVURAS
XILOGRAVURAS DO SÉCULO XVI ILUSTRANDO A PRODUÇÃO DA XILOGRAVURA. NO PRIMEIRO: ELE ESBOÇA A GRAVURA. SEGUNDO: ELE USA UM BURIL PARA CAVAR O BLOCO DE MADEIRA QUE RECEBERÁ A TINTA