quarta-feira, 18 de novembro de 2009

XILÓGRAFO

Xilógrafo

"Xilogravador; pessoa versada em xilografia"
Fonte: Dicionário Michaelis

O que é ser um xilógrafo?

O xilógrafo é o profissional que trabalha com a técnica da xilogravura. A xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza uma matriz de madeira entalhada, permitindo assim a impressão da imagem em alguma superfície plana, como em um papel. A matriz de madeira é entalhada com objetos cortantes, geralmente chamados de goivas, e a impressão é feita com tinta. Existem variações nas técnicas e nas formas de reprodução das imagens.

Quais as características necessárias para ser um xilógrafo?

Para ser um xilógrafo é necessário que o profissional tenha gosto pelas artes e pelas técnicas de impressão. É interessante também que o xilógrafo entenda da história das técnicas de impressão e da evolução da xilogravura. Outras características interessantes são:

  • dinamismo
  • facilidade de incorporação de novas técnicas
  • firmeza nas mãos
  • capacidade de organização
  • capacidade de observação
  • agilidade

Qual a formação necessária para ser um xilógrafo?

Não existe formação necessária para ser um xilógrafo, porém, existem cursos muito importantes para um profissional da área, que ensinam técnicas e métodos de impressão, materiais mais adequados, além de ensinar um pouco da história e da evolução das técnicas. A xilogravura foi muito importante para a história da imprensa escrita em nosso país, portanto, o resgate desses elementos culturais é um grande avanço na preservação da memória e das técnicas antigas.

Principais atividades de um xilógrafo

  • preparar o desenho do projeto a ser impresso
  • preparar a matriz de madeira
  • entalhar a matriz de modo a chegar até o desenho a ser impresso
  • trabalhar na matriz
  • utilizar a tinta para a impressão

Áreas de atuação e especialidades

A xilogravura é uma arte que foi muito importante no início da imprensa escrita. Atualmente, com a evolução das formas de impressão e com a tecnologia de imprensa cada vez mais desenvolvida, a xilogravura, e suas variantes podem ser consideradas, até mesmo, primitivas. As técnicas podem ser usadas para a impressão de qualquer texto ou gravura escrita, como se fosse um carimbo, porém, pela facilidade que as tecnologias oferecem, pouca gente, hoje em dia, imprime por xilogravura. Hoje ela é utilizada mais como uma forma de memória à história da imprensa escrita, e é estudada por jornalistas e artistas plásticos.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os xilógrafos é pequeno, justamente por não existirem mais clientes para esse tipo de trabalho, porém, o profissional que trabalhava com xilogravura, provavelmente, foi evoluindo juntamente com as técnicas, e atualmente, trabalham com as tecnologias de impressão e digitalização. O mercado de trabalho para o profissional de xilogravura, hoje em dia, se encontra mais na área das artes e da história.

Curiosidades

A xilogravura é conhecida desde o século VI e teve sua origem, provavelmente, na China.
No ocidente, essas técnicas se afirmam apenas na Idade Média, com a expansão do uso do papel na Europa, quando técnicas inovadoras chegaram do oriente, como a gravura em cores impressa no Japão, que teve grande influência na arte do século XIX, e com a invenção da gravura de topo, por Thomas Bewick. Com a gravura de topo, foi possível diminuir os custos e aumentar a produção.
A xilogravura chega no Brasil com a vinda da Família Real portuguesa, em 1808, em fuga de Napoleão, que ameaçou invadir Portugal caso desobedecesse ao Bloqueio Continental, se alastrando principalmente nas principais capitanias e vilas. Com o advento de artes como a fotografia, a xilogravura passou a ser considerada até antiquada. Hoje em dia, muitos xilógrafos, que produzem as gravuras somente para fins artísticos e históricos, expondo seu trabalho em exposições no Brasil e no exterior.

FONTE - SITE BRASIL PROFISSÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Marilia Jullyetth Bezerra das Chagas, natural de Apodi-RN, nascida a XXIX - XI - MXM, filha de José Maria das Chagas e de Maria Eliete Bezerra das Chagas, com dois irmãos: JOTAEMESHON WHAKYSHON e JOTA JÚNIOR. ja residi nas seguintes cidades: FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO e atual na cidade de Apodi. Minha primeira escola foi a Creche Municipal de Rodolfo Fernandes, em 1985, posteriormente estudei em Governador Dix-sept Rosado, na no CAIC de Apodi, Escola Estadual Ferreira Pinto em Apodi, na Escola Municipal Lourdes Mota. Conclui o ensino Médio na Escola Estadual Professor Antonio Dantas, em Apodi. No dia 4 de abril comecei o Ensino Superior, no Campus da Universidade Fderal do Rio Grande do Norte, no Campus Central, no curso de Ciências Econômicas. Gosto de estudar e de escrever. Amo a minha querida terra Apodi, porém, existem muitas coisas erradas em nossa cidade, e parece-me que quase ninguém toma a iniciativa de coibir tais erros. Quem perde é a população.

JOÃO DA ESCÓSSIA

JOÃO DA ESCÓSSIA
PRIMEIRO XILÓGRAFO POTIGUAR

XEROGRAFIA

XEROGRAFIA
XEROGRAFIA É O PROCESSO DE REPRODUÇÃO DE IMAGENS E/OU TEXTO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DA MÁQUINA DE FOTOCOPIADORA. ESTE PROCESSO PERMITE RECORTAR, COLAR, MODIFICAR E INTERFERIR NAS VÁRIAS FORMAS QUE SE VAI OBTENDO. O PROCESSO É MAIS CONHECIDO POR SER USADO POR PRODUTOS DA XEROX (QUE NO BRASIL É USADA COMO VERBO.

ARTE DE XILOGRAVURA FEITA POR JOÃODA ESCÓSSIA

ARTE DE XILOGRAVURA FEITA POR JOÃODA ESCÓSSIA
CAPA DO JORNAL O MOSSOROENSE, Nº 18, DE 28/2/1903

XILOGRAVURAS

XILOGRAVURAS
XILOGRAVURAS DO SÉCULO XVI ILUSTRANDO A PRODUÇÃO DA XILOGRAVURA. NO PRIMEIRO: ELE ESBOÇA A GRAVURA. SEGUNDO: ELE USA UM BURIL PARA CAVAR O BLOCO DE MADEIRA QUE RECEBERÁ A TINTA